terça-feira, 19 de abril de 2011

Sapo Queijo Nada

O desafio da semana proposto pelo Professor André foi analisar a autenticidade e veracidade, além da análise documental e tipológica de uma correspondência encaminhada a um cliente da empresa TIM, que constava como endereço: " SAPO QUEIJO NADA, 214 - ASA NORTE". A correspondência foi retirada de uma reportagem do G1, disponível em http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/11/brasiliense-recebe-correspondencia-com-o-endereco-sapo-queijo-nada.html .






- Que conclusões podemos tirar acerca da autenticidade e veracidade do documento em questão? 
      A autenticidade refere-se à criação do documento e existem alguns sinais que provam se o documento é autêntico, como assinaturas, logomarcas e carimbos, são os chamados sinais de validação. Podemos afirmar que a conta de telefone em questão é autentica pois ela possui logomarca da empresa telefônica que a emitiu, código de barras e CNPJ da empresa (que na foto está apagado). 
     Já a veracidade está relacionada ao conteúdo do documento, ou seja, às informações que o documento contem. Neste caso podemos questionar a veracidade da conta de telefone, já que uma das informações que ela traz, o endereço do titular da conta, está errado. Mas o documento, segundo a reportagem, não foi intencionalmente falsificado, apenas houve um erro da atendente do Call Center da empresa de telefonia no momento da atualização do endereço do rapaz. Para explicar as letras “SQN” o rapaz falou ao telefone, “sapo, queijo, nada” referindo-se às primeiras letras das palavras, mas a atendente enganou-se e entendeu que este era o endereço do cliente. Acredito que as informações a respeito de ligações e valores cobrados não tenham sido adulteradas , apesar de não ter acesso a elas. Porém, sabemos que um dos campeões de reclamações no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) no Brasil são os serviços telefônicos, portanto para todas as pessoas que possuem linhas telefônicas em casa, é sempre recomendável analisar todas as ligações e valores cobrados pelos serviços prestados antes de pagar as contas, mesmo que aparentemente esteja tudo correto. 

- Que outros elementos garantiram que o documento chegasse ao seu destino? 
     A correspondência pode ser entregue pois o CEP (Código de Endereçamento Postal) que possui 8 dígitos informando a região, sub-região, setor, sub-setor, divisor de sub-setor e identificadores de distribuição do endereço, estava correto no documento.

- Quais as possíveis análises diplomática e tipológica do referido documento.
Denominação do documento: Fatura de telefonia móvel e/ou internet
Denominação da espécie: Fatura
Data-tópico: Brasília – Distrito Federal
Data cronológica: Não apresenta
Espécie: Fatura telefônica
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folha avulsa
Forma: Original única
Titular: Mateus Oliveira Pinto
Entidade produtora: TIM Celular S.A.
Entidade receptora: Mateus Oliveira Pinto
Signos especiais: Logomarca da empresa telefônica, códigos de barra e cores da empresa telefônica;
Descrição: Fatura telefônica onde constam os serviços prestados pela empresa e os respectivos valores a serem pagos. Possui também campos próprios para endereçamento e dados pessoais do cliente assim como data de vencimento
Função: Notificar o usuário dos valores dos serviços utilizados por ele a serem pagos por código específico impresso no próprio documento.
Destinação final: Eliminação

2 comentários:

  1. Galera faltou uma parte do desafio:
    "Os textos trabalhados em sala de Mariano Ruiperez, deverão ser usados obrigatoriamente para resolver o desafio. O grupo deverá buscar argumentos nos textos que sustente sua reflexão."

    Lembrando que "as possíveis análises diplomática e tipológica" pode ser feita em diferentes contextos.

    Até mais. =*

    ResponderExcluir
  2. O que garante que os sinais de validação mostrados são mesmo autênticos e não são "photoshopados"?

    Além de atentar para as considerações da Mayara é necessário que as informações da análise diplomática sejam mais genéricas, pois nem toda fatura de telefonia tem que ser de Brasília e ser da conta do Sr. Mateus...

    ResponderExcluir