sexta-feira, 13 de maio de 2011

Análise de documento da Universidade de Brasília

Oi gente,

Dando continuidade às atividades relacionadas com documentos de Universidades hoje vamos analisar tipológica e diplomaticamente um documento da Universidade de Brasília (UnB) que conseguimos no CEDOC da UnB. Nossa análise está baseada no texto “LOS PASSAPORTES, PASSES Y OTROS DOCUMENTOS DE CONTROL E IDENTIDAD PERSONAL EM ESPAÑA DURANTE LA PRIMERA METAD DEL SIGLO XIX. ESTUDIO ARCHIVÍSTICO Y DIPLOMÁTICO (1)”  de Mariano García Ruipérez. Neste trabalho Ruipérez analisa os passaportes e seus usos ao longo do século XIX e apresenta uma análise diplomática e tipológica de tais documentos. É essa análise que serviu de inspiração para nossa análise de hoje. Alguns campos foram mantidos, outros adicionados e outros omitidos.




Antes de começar devemos informar que o documento que analisamos possui informações pessoais que foram omitidas para garantir o sigilo da identidade do indivíduo do qual o documento se refere.  Outro ponto é que o documento está inserido em um dossiê cujo assunto é, exclusivamente, à cessão da moradia ao aluno. Esclarecido estes pontos, vamos ao documento:

Denominação do documento – Estudo socioeconômico.
Definição – Questionário que recolhe informações a respeito do perfil socioeconômico do aluno que desejam morar ou renovar moradia na Casa do Estudante da UnB.
Gênero – Textual
Suporte – Papel
Formato – Três folhas avulsas
Forma – Cópia
Produtor – não tivemos certeza quanto à resposta, pensamos que possa ser Decanato de Assuntos Comunitários (DAC)
Destinatário -  Diretoria do Desenvolvimento (encaminhado para lá para provar algo)
Legislação – O Regimento Geral da UnB em seu Título IV Art. 142 diz que entre outras iniciativas, a Universidade presta assistência aos membros da comunidade universitária mediante: I programas de alimentação, moradia e saúde; encontramos também a Resolução do Conselho de Administração da UnB nº 6/2008 que dispõe estabelece normas gerais de moradia e convício na Casa do Estudante Universitário, destinada aos estudantes de graduação da UnB.
Trâmite – O questionário de estudo socioeconômico é preenchido pelo aluno que está solicitando a moradia e/ou renovação da moradia na Casa do Estudante da UnB através da Diretoria de Desenvolvimento Social. Este questionário é anexado ao dossiê de moradia do aluno e permanece com a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) até sua aprovação e em seguida vai para o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) para conhecimento e devidas assinaturas até o término de sua fase corrente. Por fim estes dossiês são encaminhados para guarda no CEDOC da UnB.
Conteúdo – Identificação do aluno (matrícula, nome, período, data, motivos da solicitação, nível, curso, habilitação, forma de ingresso na UnB, data/UF de nascimento, sexo, país de nascimento, isenção de taxa de vestibular e raça); Histórico escolar (ensino médio, escola, cidade e UF da escola, pré-vestibular, cursos de nível superior que estão sendo realizados fora da UnB , outros cursos de nível superior completos); Situação profissional/renda – trabalho com vínculo (instituição de trabalho, função exercida, remuneração, se está licenciado ou não, informação sobre trabalhos anteriores, se recebe bolsa da graduação, se recebe mesada da família e se contribui para a renda familiar); Situação atual de moradia (endereço no DF, cidade, CEP, endereço DAA, cidade/UF DAA, CEP DAA,  telefone residencial, celular, email, informações sobre como reside atualmente e sobre como reside a família do aluno); Estado civil (estado civil, informações se o aluno tem filhos e com quem vivem os filhos e se recebe pensão); Dados do pai do aluno (nome, grau de instrução e profissão); Dados da mãe do aluno (nome, idade, CPF, endereço, cidade, UF, CEP, telefone, grau de instrução, profissão, local de trabalho e pensão vitalícia); Bens pertencentes à família do aluno (casa/apartamento, chácaras/sítios/fazendas, área total, terrenos, imóveis comerciais/residenciais, aspirador de pó, computador, freezer, geladeira, máquina de lavar roupa, rádio, TV em cores, TV a cabo, vídeo cassete, veículos e telefones); Outras informações sobre os meios de transporte e veículos que o aluno utiliza por semana, se é empregada mensalista ou se possui pessoas com doença graves e/ou crônicas na família; Dados referentes a dependentes legais da família do aluno e a Justificativa do pedido de moradia.
Função – informar sobre as condições socioeconômicas de vida do aluno da UnB que solicita moradia na Casa do Estudante para ajudar a avaliar se este aluno vai ou não receber o benefício.

Análise diplomática:

Protocolo
Invocação – seria a chamada do documento, este estudo não possui.
Intitulação – nome da Universidade e da Diretoria responsável pela emissão do documento e título do questionário.
Endereço – o documento não está endereçado.

Escatocolo
Data tópica – Brasília – Distrito Federal
Data cronológica – 26 de agosto de 2005
Validação – Assinatura do aluno solicitante e carimbos de numeração do processo.


2 comentários:

  1. Show de bola galera..infelizmente não deu pra comentar sobre as postagens hoje na aula devido o problema de quinta, mas é essa a proposta, estão indo bem.

    Penso que a aula de hoje, que foi..digamos.."expositiva", deve ter tirado algumas dúvidas sobre algumas especificidades

    ResponderExcluir
  2. Com certeza tirou muitas dúvidas. Vlw pelo feedback John.

    ResponderExcluir