sexta-feira, 20 de maio de 2011

A tatuagem como arquivo em Amnésia

Amnésia é um filme policial de direção de Christopher Nolan que foi definido por amantes de cinema como inovador, inteligente, ousado, brilhante!
Assisti esse filme na displina de Arquivo, Memória e Cinema da Universidade de Brasília, e pude perceber que o arquivo não é formado apenas de suportes convencionais, é um registro de qualquer atividade desenvolvida. Então porque não considerar a tatuagem como um arquivo?
Para responder essa pergunta indico como fonte de pesquisa o filme Amnésia, que está retratado abaixo.





O começo/final é incrível. Um tiro na cabeça, um homem que esquece de coisas recentes. Depois o filme vai reconstruindo passo a passo a jornada enfrentada por Leonard (Guy Pearce), para encontrar o homem que estrupou e matou sua mulher. Como no “acidente” ele levou uma pancada na cabeça e perdeu sua capacidade de recordar coisas recentes. Por conta disso, ele tatuou no corpo tudo que possa lembrar o seu fardo. A cada nova descoberta, ele anota em uma foto tirada de sua polaroid, quando necessário tatua, e assim vai montando o quebra cabeça. Aliado a isso, ele tem Teddy (Joe Pantoliano), um cara chato, que parece estar ali só pra atazanar, que se diz amigo de Leonard, que quer ajudar, mas ao desenrolar da trama vai se revelando outra coisa. Há também Natalie (a linda Carrie – Anne Moss), que também se diz amiga, com quem Leonard tem um leve affair, e que também ao desenrolar de tudo, vai revelando sua verdadeira face, manipular o pobre Leonard para os próprios planos.




Bárbara Zanetti


Um comentário:

  1. Nossa..sempre tive preguiça de ver este filme, mas agora já entrou na lista õ/

    ResponderExcluir