quinta-feira, 5 de maio de 2011

História da Tatuagem

Otzi, a múmia mais antiga do mundo.
A tatuagem surgiu em vários lugares e momentos diferentes da história. Muitos povos antigos utilizavam a tatuagem e alguns deles marcas naturais adquiridas em guerras ou operações de caça eram consideradas símbolos de orgulho. Com essas marcas corporais simbolizando status o homem passou a marcar-se voluntariamente utilizando inicialmente tintas vegetais e espinhos como instrumento. O documento que prova a existência de tatuagens ente as civilizações mais antigas é uma múmia de 5.300 anos a.C.  encontrada em 1991 na Itália e que possuía tatuagens ao longo de toda sua coluna. Estes antigos homens tatuavam-se por motivos diversos entre eles estão rituais mágicos e religiosos, rituais de fertilidade, proteção contra doenças, força, poder, realce da beleza das mulheres, passagens de idade, e acontecimentos da vida.



Membros da Yakuza
Durante a Idade Média a tatuagem foi banida da Europa por ser considerada pela Igreja Católica como algo do demônio, pessoas que possuíam qualquer marca corporal, até mesmo cicatrizes, eram perseguidas e queimadas na fogueira da Inquisição. Nesse mesmo período histórico no Japão a tatuagem passou a ser usada como punição e tornou-se sinônimo de criminalidade. Será que daí vem a cultura da tatuagem entre presidiários? Mais tarde durante um período de repressão japonesa ser criminoso passou a ser símbolo de resistência e oposição ao regime e foi quando surgiu a famosa máfia Yakuza cujos membros são conhecidos por tatuarem todo seu corpo em sinal de lealdade e sacrifício à organização. Mais e Astecas também tinham o costume de tatuar-se, o que foi um agravante para serem considerados pelos conquistadores Europeus como adoradores do demônio.

No século XVIII começam a aparecer os primeiros tatuadores profissionais que haviam tido contato com culturas de povos do pacífico e iam a bordo de navios tatuando os marinheiros. Na Inglaterra, durante o século XIX, a tatuagem virou febre e a própria realeza passou a tatuar-se. Mesmo assim para uma parcela da população a tatuagem ainda estava ligada à criminalidade e à marginalidade das pessoas. Percebemos que o preconceito contra pessoas tatuadas é bem antigo. A febre de tatuagens na Inglaterra pode ser constatada pelo fato de a própria palavra “tatuagem” derivar do escrito “tattow” no diários do Capitão inglês James Cook que escreveu esta palavra referindo-se ao som que o osso e o martelo, instrumentos utilizados para fazer a tatuagem, produziam.

Marilyn Monroe
No século XX a tatuagem passou a ganhar prestígio nos Estados Unidos e ganhou um caráter comercial. Durante as décadas de 1950 e 1960 esteve associada a classes mais baixas da sociedade, militares, prostitutas, marinheiros e criminosos. Foi na década de 1970 que a tatuagem ganhou definitivamente as ruas com desenhos de Marilyn Monroe, James Dean e Jimmy Hendrix e mais tarde de dragões, serpentes, tigres e águias. Grandes artistas tiveram papel importante na popularização da tatuagem. Hoje em dia é difícil encontrar pessoas que não possuem tatuagens ou que nunca pensaram em fazer uma. Os desenhos são extremamente diversificados, você pode tatuar o que quiser.

O aparelho elétrico, técnica de tatuagem mais utilizada hoje em dia, surgiu em 1981 e foi inventado por Samuel O’Reilly. No Brasil a tatuagem chegou com o dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen, cohecido como Lucky, que durante alguns anos foi considerado o único tatuador em solo brasileiro. Aos poucos foram surgindo novos tatuadores e hoje é difícil encontrar uma cidade de médio ou grande porte que não possua pelo menos um estúdio de tatuagem.

Atualmente os desenhos são os mais inusitados possíveis.
Novas utilidades para a tatuagem também surgiram, como a tatuagem estética que desenha sobrancelhas e traços de maquiagem, como o contorno de olhos e lábios, muito popular entre as mulheres hoje em dia. A tatuagem também passou ao status de arte graças ao esforço de profissionais da área e apaixonados pelos desenhos corporais que realizam desde exposições artísticas até convenções onde são apresentadas novas técnicas de tatuar.

E você? Depois de conhecer um pouco mais sobre tatuagens está pensando em fazer uma também? Ou já possui? Se sim, qual desenho fez? Conte pra gente nos comentários. Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário