sexta-feira, 17 de junho de 2011

Início do Trabalho Final - Documento para chamar de meu

Essa semana iniciamos o nosso trabalho final "Documento para chamar de meu". Ao longo das próximas semanas postaremos aos poucos várias informações sobre o nosso trabalho. Ele consiste na escolha de um documento típico de uma Universidade e na análise deste documento de várias maneiras. Pra começar estamos postando apenas algumas informações básicas sobre documento que escolhemos.


Denominação do documento: Projeto Pedagógico de Curso de Pós-Graduação

Breve comentário: Este documento é criado com o proposito de criar um curso de pós-graduação, não só na Universidade de Brasília, mas em outras instituições de ensino. Ele apresenta todas as especificações do curso como, público-alvo, número de vagas, metodologia, tempo de duração, objetivos, justificativa para criação, método de avaliação, regulamento entre outras informações técnicas.

Fontes de pesquisa: Secretaria de Administração Acadêmica da UnB (SAA), Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da UnB (DPP), CEDOC da UnB, CAPES.

Como documento é utilizado em outras Universidades: Qualquer Universidade que desejar abrir um curso de pós-graduação necessita da aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) subordinada ao Ministério da Educação (MEC). O Projeto Pedagógica do Curso de Pós-Graduação é um documento que qualquer Universidade precisa enviar à CAPES para abrir um curso. O órgão por sua vez, realiza uma avaliação para medir a qualidade dos projetos, e decide por incluí-las ou não no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário