segunda-feira, 20 de junho de 2011

Modelos para analisar séries documentais

Na última aula (17/06), discutimos alguns modelos de análise de séries documentais, apresentados no livro de Ruipérez e aplicamos estes modelos ao nosso documento do Trabalho Final com o objetivo de verificar a existência de diversas maneiras diferentes de analisarmos as séries de documentos. A nossa resposta ficou assim:
Modelo de Carmen Cayetano
Definição: Projeto Pedagógico de Curso de Pós-graduação que serve para criar os cursos de pós-graduação nas Universidades.
Caracteres externos
Suporte: Papel ou eletrônico
Classe: Textual
Formato: Folhas encadernadas ou eletrônico
Forma: Original
Caracteres internos
Autor: Instituição de Ensino Superior
Destinatário: Decanato de Pós-Graduação
Expositio e Depositio: Objetivos
Texto do documento: metodologia, método de avaliação, grade disciplinar, carga horária, plano de ensino, etc.
Datas: -
Assinatura: -
Legislação: -
Tramite: -

Modelo de Ayuntamento de Zaragoza
Organismo produtor: Instituição de Ensino Superior
Código: -
Denominação do tipo: Projeto para criação de curso de pós-graduação
Definição: Projeto Pedagógico de Curso de Pós-graduação que serve para criar os cursos de pós-graduação nas Universidades.
Classe: Textual
Suporte: Papel ou eletrônico
Forma: original
Formato: folhas encadernadas ou eletrônico

Modelo da Comunidad de Madrid (Mercedes Herdero)
Tipo documental: Projeto para criação de curso de pós-graduação
Organismo produtor: Comissão ou grupo de trabalho que formula a proposta
Origem: Instituição de Ensino Superior
Tramite: -
Função: Provar e informar sobre a criação do curso de pós-graduação
Valores e prazos:documento de valor permanente
Utilização: Entendemos que o uso desse documento é para aprovação e criação de curso de pós-graduação
Nº de exemplares: -
Lugar onde se conserva: Arquivos ou centros de documentação das IES (no caso da UnB no CEDOC)
Publicações que recorrem ao documento parcial ou integralmente: -
Acessos e prazo: -
Crescimento anual: -
Observações: -

Modelo da Cataluña
Organismo: Instituição de Ensino Superior
Descrição da série documental: -
Série documental: -
Ordenação: -
Datas administrativas: -
Função administrativa: Criar um curso de pós-graduação
Âmbito legal: -
Documentos que formam o expediente: -
Metros lineares: -
Séries antecedentes: -
Séries relacionadas: -
Documentos recaptulativos: -
Suporte: papel ou eletrônico
Suporte de subbtituição: -
Valor da documentação Administrativo, legal e jurídico: Iniciar o processo de criação do curso amparado nas normas legais destinadas a universidades e cursos de pós-graduação.
Valor da documentação Histórico: Preservar a memória da criação do curso.
Acesso a documentação: -
Proposta de expurgo e eliminação: Esses documentos não devem ser expurgados por se conterem valor histórico.

Modelo do Ayuntamento de Barcelona 
Descrição: Proposta Pedagógica de criação de curso de pós-graduação
Denominação da série: 
Oficina produtora: Instituição de Ensino Superior
Finalidade da gestão: Criar curso de pós-graduação
Procedimento administrativo: -
Legislação: -
Documentos que formam o expediente: -
Séries antecedentes ou relacionadas: -
Documentos recaptulativos: -
Documentos duplicados: -
Tipos de expstes:
Vigência administrativa: 
Acesso:
Datas extremas: -
Formas de ordenação: -
Tipos de suporte: Papel ou eletrônico
Aplicação informática – Os documentos são disponibilizados via web (alguns)
Localização da documentação: Centros de documentação ou arquivos
Observações: -
Pessoas que podem apontar informações:
Avaliação:
-

Modelo de Aragón
Código: -
Tipo documental: Projeto para criação de curso de pós-graduação 
Transferência: -
Prazo de conservação: Guarda permanente
Acesso: -
Prazo: -

Modelo de Andalúcia
Identificação
Dígitos: -
Datas: -
Legislação: -
Procedimento e circuito: -
Séries publicadas: -
Conteúdo da série: projetos pedagógicos
Organização e descrição: -
Valoração
Valores (administrativo, fiscal, informativo, histórico): Iniciar o processo de criação do curso amparado nas normas legais destinadas a universidades e cursos de pós-graduação. Preservar a memória da criação do curso.
Acesso: -
Seleção: -
Transferência: -
Observações: -
Procedimento: -

Modelo de Madrid
Tipo documental
Denominação: Proposta Pedagógica de Curso dePós-Graduação
Definição: Projeto Pedagógico de Curso de Pós-graduação que serve para criar os cursos de pós-graduação nas Universidades.
Código: -
Caracteres externos
Gênero: Textual
Suporte: Papel ou eletrônico
Formato: Folhas Encadernadas ou eletrônico
Forma: Original
Língua: Português
Letra: -
Produtor: Instituição de Ensino Superior  
Legislação: -
Trâmite: -
Doducmentos básicos que acompanham o expediente: - 
Ordenação da série: -
Conteúdo
Pessoas: Docentes, coordenadores, técnicos administrativos?
Lugares: Insituição de Ensino Superior
Datas: -
Assunto: Proposta para criação de curso de pós-graduação onde consta a ementa do curso, carga horária, tópicos abordados e proposta de ensino.
Vigencia administrativas: - 
Expurgo: não deve ocorrer pois é um documento de guarda permanente
Acesso: -

Observações: os campos em branco ficaram assim porque ainda faltam muitas informações a serem pesquisadas ou porque não entendemos a que ele se referia.


Aguardem, em breve, um post bem mais detalhado sobre o nosso documento...

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