Oi pessoal! Depois de um ótimo feriadão para a alegria e descanço de todos, vamos dando continuidade ao nosso trabalho final "Documento para chamar de meu". A atividade da semana consistiu em elaborar um modelo de formulário para análise diplomática e tipológica, explicando cada campo, para ser utilizado na análise do nosso documento. Segue então abaixo, o formulário que elaboramos:
Denominação do documento: Nome pelo qual o documento é chamado.
Produtor administrativo: Órgão que produziu o documento no decorrer de suas atividades.
Produtor arquivístico: Órgão que custodia o documento, após seu uso administrativo.
Função administrativa: Ação pela qual o documento foi criado (buscar o verbo que designa a ação).
Função arquivística: A função que aquele documento tem dentro do arquivo em que está sendo guardado.
Data cronológica: Refere-se ao dia, mês e ano de criação do documento.
Data tópica: Refere-se ao local onde o documento foi produzido. Exemplo: cidade, município.
Espécie: A forma do documento que corresponde à disposição das informações no documento.
Forma: Forma arquivística do documento, onde é explicitado se o documento é original ou cópia.
Formato: Formato arquivístico do documento de acordo com sua configuração física.
Gênero: Gênero do documento configurado pela disposição dos signos utilizados na comunicação.Compreende o suporte e o formato do documento.
Língua: Idioma em que o documento está escrito.
Suporte: Material onde se encontram registradas as informações.
Objetivo da produção: O objetivo final para qual o documento foi criado.
Função da Produção: Função mediata para qual o documento foi criado.
Documentos em anexo: Demais documentos incorporados ao tipo documental (que estejam junto ao documento/dossiê/processo) e que devem receber a mesma classificação e temporalidade.
Conteúdo do documento: Conteúdo descrito no documento; palavras-chaves; itens.
Tipo documental: é a junção da espécie do documento com a sua função.
Tramitação: Tramitação interna e externa do documento. Caminho percorrido pelo documento desde a sua criação até sua destinação.
Séries/documentos relacionadas: outras séries documentais que se relacionem com este documento, sejam produzidas em decorrência da mesma atividade ou processo administrativo.
Prazo de arquivamento: Prazo em que o documento deve permanecer em cada idade (corrente e intermediária).
Destinação: Destinação final do documento, após prescritos os prazos definidos na Tabela de Temporalidade, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.
Data limite: Data da produção do documento.
Classificação: Código pré-estabelecido pelo órgão para organização dos documentos de acordo com o Plano de Classificação Documental.
Notação: Número de documento, pasta e caixa que se encontra o documento.
Fundamentação legal: Legislação referente à produção, tramitação, destinação e uso da documentação.
Acesso: forma de acesso ao documento, quem pode acessá-lo, em que fase da sua “vida”, onde, quais as restrições, de que maneira é possível acessá-lo, etc.
Informações complementares: Informações adicionais de importância sem índices definidos nessa tabela.
Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. Disponível em: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf
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