sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tinta precisa ser de qualidade!

Boa tarde, pessoal!!
Latas com tintas (não são de tatuagem)
Estou aqui para contar para vocês um pouco sobre tintas para tatuagem. Geralmente, quando optamos por fazer uma tatuagem além de escolhemos o estabelecimento e o desenho já vamos pensando sobre as cores que colocaremos. É importante sim nos preocuparmos com as cores porque além de trazer mais vida ao desenho podem causar incômodos que podem ir de uma leve coceira a deformações na pele, e o que já sabemos: uma tatuagem depois de feita é para sempre! 


Antes de fazermos uma tatuagem é importante saber se possuímos algum tipo de alergia, já que a maioria das tintas é feita de a base de metais que podem provocar reações cutâneas. A seguir temos uma relação das cores mais utilizadas e os componentes nelas existentes que podem causar reações adversas em sua pele:
Vermelho: é a cor que mais provoca reações alérgicas pois é feita a base de mercúrio. As reações geralmente aparecem após vários anos depois de feita a tatuagem. Uma boa alternativa é usar tinta carmim, que está feita a base de couraças de insetos.

Preto: é feita basicamente de carvão, e não é estranho que provoque reações alérgicas. Não tem derivados metais (exceto algumas tintas caseiras ou tatuagens velhas), mas às vezes pode conter fenol, o que pode causar reações em algumas pessoas.
Amarelo: a sustância que pode chegar a gerar reações na tinta amarela é o cádmio, e o sulfato de cádmio é o componente que caracteriza esta tinta.
Azul: o azul é feito a base de sais de cobalto, o que pode causar reações alérgicas hipersensíveis que podem levar a granulomas (reações inflamatórias crônicas onde a pele forma pequenas pretuberâncias em formato de grânulos).
Verde: contem cromo, o que causa reações bastante importantes. As diferentes variantes de verde podem causar coceira em distintos níveis.
Púrpura e violeta: são derivados do magnésio e podem provocar granulomas na tatuagem.
Marrom: é formado por vermelho veneciano (feito de óxido férrico ou sais de cádmio) que podem ter reações pela luz.
Branco: as tatuagens com tinta branca estão feitas com titânio ou óxido de zinco, sustâncias que são potencialmente alérgicas.
As demais cores, menos utilizadas, podem possuir potencial para causar reações alérgicas mas isso depende de seus componentes.

Por isso pessoal é muito importante escolher bem o estabelecimento onde farão suas tatuagens, lugares sérios são limpos, possuem agulhas esterilizadas e se preocupa com a saúde de seus clientes. Alguns estúdios até possuem um questionário sobre a saúde do cliente, como histórico de doenças, para assegurar que não hajam problemas futuros. 

Eu confesso que não sabia que as tintas para tatuagem podiam causar todos esses tipos de reações adversas, mas como sempre fui criteriosa quanto ao lugar onde fiz as minhas não tive problemas.


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário