Fazer uma tatuagem não é uma decisão para ser tomada de uma hora para outra, é uma escolha que segue a pessoa por toda a sua vida, já que é uma marca no corpo. Mas, o que vemos são pessoas que se tatuam já pensando na possibilidade de remover a tatuagem caso o resultado não saia como o esperado.
O processo de remover uma tatuagem não é nada fácil, é doloroso, caro (a remoção não sai por menos de R$ 600,00) e sem garantia de que a pela ficará sem cicatriz. A tatuagem é uma aplicação de pigmentos de tinta realizada com agulhas na derme (camada interna da pele), por isso a dificuldade em removê-la. Antigamente, o processo de retirada era realizado através de cirurgia, onde a pele era ‘lixada’ até a derme para retirar os pigmentos. Hoje, esse processo é realizado por meio do laser, bem menos dolorido do meio utilizado antigamente.
O laser destrói o pigmento de tinta, transformando em vários pedaços que são, depois, absorvidos pela pele. A cor mais fácil de ser retirada é o preto, e depois as mais escuras. Além da influência das cores na retirada da tatuagem encontra-se também o tamanho e profundidade do desenho. Quanto maior for o desenho ou mais profundo mais difícil será a remoção.
O que pode acontecer durante esse processo de remoção é a pele ficar mais fina e sensível, ficar restos de tinta na pele, mudança no tom da tinta sem remoção e/ou marca de sombra do desenho na pele.
Por isso, pense muito, muito e muito bem antes de fazer qualquer tatuagem.